terça-feira, 19 de junho de 2012

Estágio Institucional - Escola Waldorf Micael de Sorocaba... ONDE O MUNDO É BOM!


RELATÓRIO DE ESTÁGIO INSTITUCIONAL - Aline da Silva França

Contextualizando a Escola

Jardim de Infância – Escola Waldorf Micael de Sorocaba
Rua Antonio Medeiros, 54 - J Emília – Sorocaba – (15) 3018-8471
www.waldorfsorocaba.com.br

A Pedagogia Waldorf

A escola Waldorf foi criada em 1919 por Rudolf Steiner. Uma de suas principais características é o pensar no ser humano em seu aspecto físico, psico-emocional e espiritual, de acordo com a faixa etária da criança, buscando uma integração entre o pensar, o sentir e o querer, respeitando sua individualidade, liberdade, capacidade e talentos específicos.

O dia a dia é vivenciado com o contato com a natureza, brincadeiras, música, contos de fadas, atividades artísticas, jardinagem, culinária. O ensino teórico inicia aos sete anos e é sempre acompanhado pelo ensino prático, com grande enfoque nas atividades corpóreas, artísticas e artesanais, de acordo com a idade das crianças.

As atividades do pensar iniciam com o exercício da imaginação até gradativamente atingir o desenvolvimento do pensamento abstrato, teórico e rigorosamente formal.
Predomina o exercício e desenvolvimento de habilidades e não o mero acúmulo de informações, cultivando a ciência, a arte e os valores morais e espirituais para a formação de um ser completo.

"O nosso mais elevado objetivo deve ser o de desenvolver seres humanos livres, capazes por si próprios de imprimir propósitos e direção às suas vidas."
Rudolf Steiner.

O dia a dia no jardim de infância Waldorf .

O jardim de infância deve ser uma extensão da vida em família, um lugar seguro e suave para a criança, como o colo de sua mãe, respeitando suas conquistas individuais e seus processos fisiológicos em pleno desenvolvimento.

Crianças de diferentes idades convivem na mesma sala, como numa família onde os irmãos maiores cuidam e respeitam os menores e estes admiram e imitam os irmãos maiores. As crianças convivem em harmonia e respeito.

Na sala há cavaletes e panos para fazer cabanas, brinquedos de madeira, bonecos de pano, sementes, pedras, toquinhos. Os brinquedos são simples, próprios para desenvolver a imaginação e exercitar a criatividade. Brincando a criança conhece o mundo e a si mesma, desenvolvendo capacidades de relacionamento social e coordenação motora. É dada muita importância ao brincar criativo, livre e espontâneo.

O ritmo é importante e dá à criança segurança e confiança no mundo. As estações do ano dão o ritmo anual. O transcorrer da semana é marcado pelas atividades de cada dia (fazer o pão, trabalhos manuais, jardinagem). No dia a dia há a repetição de tarefas e movimentos: o brincar fora e o brincar dentro, o conto de fadas, os versos, as músicas e o momento das refeições, feitas com muito prazer. A área externa é arborizada, com flores, terra, grama, areia, horta e espaço para que a criança possa desenvolver a motricidade.

A professora, chamada de "jardineira" acompanha a classe até o ensino fundamental e conhece cada criança profundamente. Seu papel é acolher, orientar, incentivar, conduzir, cuidar, dar limites. A jardineira e toda a equipe estão sempre atentos aos seus gestos e posturas diante da criança, pois elas imitam o trabalho e gestos dos adultos.

É neste ambiente seguro e aconchegante que fazemos nascer na criança sua confiança no mundo. Ela vivencia que "o mundo é bom". Isso a guiará ao longo de sua vida.


A Escola Waldorf Micael - Sorocaba

A Micael é o único jardim de infância Waldorf de Sorocaba. Nasceu da vontade dos pais em proporcionar a seus filhos um lugar onde pudessem se desenvolver de forma integral.  É uma escola gerida pelos pais, em conjunto com os professores. 

A escola é associada à Federação das Escolas Waldorf do Brasil (www.fewb.org.br) e está preparada para receber crianças dos 2 aos 6 anos nos períodos da manhã, tarde, semi-integral e integral. 

À tarde a escola recebe também crianças dos 2 aos 10 anos para a recreação, quando as crianças podem ter contato com as atividades da pedagogia Waldorf, mesmo frequentando outra escola.  Nossa escola está crescendo e, no segundo semestre de 2012, mudaremos para uma chácara de 2 mil metros quadrados no bairro do Campolim, próximo ao Shopping Esplanada.

Hoje a escola encontra-se numa casa com poucas modificações de seu espaço, pois a Pedagogia Waldorf compreende a necessidade da criança no primeiro setênio (0 à 7 anos) desenvolver-se num ambiente familiar e aprender a cultivá-lo. Assim as crianças também colaboram com a organização, limpeza e desenvolvimento do início ao fim das atividades proposta.

A escola conta na entrada da casa com um salão onde as crianças podem brincar com tecidos, peças de madeira, mobiliários de casa feitos de madeira, bonecas de pano, escorregador de madeira e uma grande mesa de madeira. Tem em um dos cantos uma mesinha temática que apresenta/relembra às crianças a época que estão vivendo. O ano escolar é dividido por épocas, que vão de acordo principalmente com as épocas da natureza que influenciam o inconsciente humano, como por exemplo, na Páscoa a mesa é caracterizada com um jardim de casulos de lagartas que se transformaram em borboletas simbolizando a ressurreição, o renascimento que todas as pessoas passam, as vezes mais de uma vez ao ano, mas que isso é vivenciado pelas crianças como algo concreto, o que permite uma melhor assimilação do contexto e interiorização do mesmo.

Neste salão tem um banheiro adaptado para o uso das crianças com chuveiro, vaso sanitário e pia. Entre o salão e uma das salas tem um pequenino corredor onde fica o filtro com canecas para as crianças beberem água quando tiverem vontade, pois fica bem baixo, com fácil acesso para a criança, dando autonomia para estas sanarem suas necessidades fisiológicas.

A próxima sala é usada para as atividades artístico-manuais, que possui uma grande mesa de madeira, as crianças sempre trabalham juntas, pois isso desenvolve sua socialização e cooperação, fortalecendo as relações e estimulando o desapego da criança ao egocentrismo. Essa sala também possui quatro prateleiras onde ficam os materiais utilizados nas atividades, os quais não são mexidos ou estragados pelas crianças.

Na sequencia temos a cozinha, que é como a cozinha de casa, não há divisão entre a cozinha e o refeitório como é comumente organizado nas escolas. A cozinha tem uma grande mesa de madeira onde todos conseguem se sentar para as refeições, além dos utensílios normais de uma cozinha: pia, geladeira, fogão, microondas, armário e prateleiras que ficam acessíveis para as crianças, porém elas sabem que não é um equipamento para elas utilizarem. Dentro da rotina das crianças, tem o dia em que elas mesmas produzem seu pão integral e outro em que auxiliam no preparo do lanche. Além disso, todo momento de refeição tem um ritual de preparo e agradecimento, assim como uma ordem para se alimentar, todos sentam à mesa e fazem um agradecimento musical, depois, são servidos pelas próprias educadoras, as quais estimulam às crianças a comerem e ampliarem seu repertório gustativo, começando com as frutas, depois pão/granola/ovo de codorna/legumes e finalizam com o suco ou chá. Toda alimentação na escola é feita com produtos orgânicos.

Após a cozinha, segue-se um depósito com portas de correr de alumínio e vidro onde são estocados materiais das atividades que não são utilizados diariamente e produtos de limpeza. Neste corredor encontra-se uma banheiro sem adaptação para crianças e a outra sala, que é composta de brinquedos de madeira grande  (mobília de casa) e pequenos (peças de montar), além de bonecas de pano e tecidos, possui também quatro prateleiras e mini-camas de montar e desmontar para a soneca das crianças depois do almoço.
A área externa da casa é composta de uma parte com piso frio e outra de terra batida, no parte do piso ficam alguns brinquedos naturais de balançar e subir. Já na parte de terra, possui árvores, plantas, uma horta de cultivo das crianças, uma casa de madeira, cordas nas árvores, escorregador e gangorra de madeira e um tanque de areia, o qual é coberto diariamente ao término das atividades e tratado periodicamente. Na área externa também fica uma lavanderia onde são higienizados periodicamente os lençóis, tecido, toalhas, etc, da escola.


Dados da sala de aula

A escola trabalha com salas multisseriadas, ou seja, ela é composta por duas turmas somente, uma com 06 crianças de dois e três anos e outra com 12 crianças de quatro à seis anos, podendo cada educadora ficar no máximo com 18 crianças. Sendo que as duas turmas ficam/trabalham juntas em diversos momentos do dia.

Na escola que hoje possui 18 alunos, há 1 criança diagnosticada autista, 1 criança com distúrbio de fala, com diagnóstico exato em andamento, 1 criança com hipótese de hiperatividade e ainda 1 criança com processos diagnósticos em torno de distúrbio comportamental.

Os alunos com dificuldades de aprendizagem não são separados, porém como a Pedagogia Waldorf entende que a “Saúde se aprende. Educação é que cura” tem um olhar muito individualizado para cada criança que recebe, então, em alguns momentos desenvolve uma atividade específica ou tem um determinado comportamento para cada criança. Por exemplo, ao trabalhar aquarela com todas as crianças, a jardineira (educadora) irá criar um material mais aquoso para aquelas crianças muitos rígidas, para que elas, por meio da atividade pedagógica-terapêutica trabalhem sua subjetividade, ou para aquelas crianças muito calmas ou inativas irá trabalhar com cores quentes, mostrando que não é porque se trabalha em grupo que todos são iguais.

Outro fator muito rico desta experiência pedagógica é que recebe mensalmente a visita de um médico antroposófico, o qual orienta a atuação das jardineiras com cada criança, além de, em alguns casos atender a família para que a “cura” possa se dar, porque em alguns casos, a criança somatiza a realidade familiar, e como um espelho, reflete isso na escola e em sua saúde, sendo ela o escape das doenças familiares. Sendo necessária uma mudança no contexto familiar para que essa criança possa ter uma melhoria em saúde e em seu desenvolvimento infantil.

As duas jardineiras tem graduação em Pedagogia e cursam a formação específica em Pedagogia Waldorf, pré-requisito para se trabalhar em escolas Waldorf, tal formação é realizada em três anos. Uma das jardineiras também possui especialização em Psicopedagogia, o que se torna um fator complementar, porém não é um diferencial, já que a própria Pedagogia Waldorf é terapêutica. Hoje a escola não conta com auxiliares de turma por conta do espaço não comportar mais alunos, porém com a previsão do aumento desse público com a mudança de espaço será necessário um(a) auxiliar para cada turma.

A rotina da escola se dá em diversos ambitos: diário, semanal e anual (períodos). Desta forma, a rotina diária inicia às 08h00 e finaliza às 17h00, sendo que tem alunos que ficam somente um período ou semi-integral. O ritmo diário inicia-se às 08h00 roda bom de bom dia com músicas, movimentos corporais, comportamentos de respeito ao próximo, social. Às 08h20, inicia-se a atividade do dia, que segue até por volta de 08h50, tais atividades respeitam um ritmo semanal, assim sendo às segundas-feiras fazem o pão, às terças-feiras é o dia de aquarela, nas quartas-feiras passeio ao parque da Biquinha, já nas quintas-feiras fazem salada de frutas e/ou jardinagem e nas sextas-feiras é o dia a faxina. Vale lembrar que cada criança faz estas atividades em seu ritmo, assim, quem termina primeiro, brinca livremente no mesmo espaço, outros podem desenhar, etc.

Após a atividade do dia é hora de arrumar a sala, que é realizada por todos sempre acompanhada por música. Por volta de 9:15, fazemos a roda rítmica, relacionada sempre com a época vivenciada, então neste momento, canta-se, usa-se muito o corpo, é um grande resgate ao imaginário e a ludicidade. Em seguida lavamos as mãos, e é a hora do lanche, neste momento, o tempo é indeterminado, às vezes acontece rapidamente, porém, tem dias que demora mais de 40 minutos, e esse momento é além de um lanche, é uma atividade, pois muitos fatores importantes pode-se dar neste momento. Quando o lanche termina, escovam os dentes, preparam a sala para o final do dia e vão brincar na área externa, esse momento pode durar até 1 hora e meia, depende de quanto durou a hora do lanche. Às 11h30 as crianças são convidadas para retornar para a sala, lavar as mãos, em uma roda, a professora conta a história, relacionada a época, ou a uma necessidade especifica apresentada. Vale lembrar que as histórias utilizadas são sempre contos de fadas, dos Irmãos Grimm's. O ritmo anual é composto por épocas que duram de três a quatro semanas cada: verão – praia, páscoa, pentecostes, anões, são joão-lanterna)

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